quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E o amor...!?

Neste meu blogue tenho publicado assuntos diversos, sempre relacionando a minha atividade pessoal e profissional, onde também enfoco o meu trabalho desenvolvido na escola e as turmas com que venho trabalhando.

Já fiz mensões à reciclagem , porque me preocupo com o meio ambiente, já me referi a Língua Brasileira de Sinais, como forma e meios alternativos de comunicação, porque sou sensível às diferenças e penso que à cidadania plena se consegue melhorando as condições que favorecem a integração – informação, formação e desenvolvimento do indivíduo. Já me referi às práticas pedagógicas, artísticas e até mesmo sobre alimentação saudável, todas promotoras do desenvolvimento humano, e hoje... Me rendo à Filosofia, que é a minha formação primeira.

A filosofia me faz pensar a educação com senso mais apurado/ crítico, voltado às práxis, mas, a minha sensibilidade descansa na Filosofia do Espírito, e é esta que me dá a condição de aceitar as idéias e retomá-las, no intuito de incerí-las, de forma proveitosa mas, também inquietadora, buscancano assim, o embate existencial e/ou a briga que é só nossa em prol do nosso ideal. E é assim que se dá a interatividade e mais... Creio que o real promover da educação é isso, quando necessário... É radical. Pois o pensamento e a reflexão filosófica jamais deixa de ser presente em cada ato e decisão.
Sou particularmente atenta aos pré-socráticos, aos filósofos da tradição filosófica, e reverencio seu ícone Sócrates, os filósofos da academia de Platão e filósofos contemporâneos, nestas fontes sacio a minha sede de conhecimento e portanto, sempre encontro razão para ler e reler suas obras e outros textos que a eles se referem.
Em 2000, produzi um artigo para avaliação da disciplina de História da Filosofia, ministrado pelo Prof. Pedro Gomes Neto, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Goiás, tendo por base a leitura de:
PLATÃO. Lísis. Brasília: Ed. UNB, 1995.

Por sentir que a temática deste artigo é atual, lembrei-me de o recordá-lo, aqui, e assim... Tão intimamente pública.

Resumo: Este artigo trata do tema: Diálogo de Platão e Lísis sobre Eros. Platão ao tratar Lísis, sobre a Teoria Platônica do amor dialogado por Sócrates, Hipotales, Etcsipo, Menexeno e Lísis através de questionamentos chegaram a melhor hipótese do amor, a qual melhor caracteriza esta teoria, como se deve amar ou não outra pessoa ou até mesmo que benefício se tem para si ou para a outra pessoa.

domingo, 4 de outubro de 2009

Rádio Aparecida FM 103,4 (parte 3)

O projeto apresentou teor relevante no que se refere às aprendizagens diversas, também obteve índice de aprovação positiva por parte dos discentes e docentes da escola, principalmente por tratar-se de um projeto de Pesquisa Experimental em Comunicação.

O Projeto Rádio na Escola também inferiu oportunidade para os estudantes de Aparecida de Goiânia e especificamente aos alunos da Escola Estadual Itagiba Laureano Dorneles, alunos da EJA, desenvolverem noções de ética cidadania e de comunicação, melhorando assim, as relações desenvolvidas no ambiente social.