terça-feira, 2 de julho de 2013

FEIRA CULTURAL DA ESCOLA INTERAÇÃO.



A  Feira Cultural da Escola Interação acontece em meados de outubro. Tal evento apresenta os trabalhos realizados com as turmas do 6º ao 9º anos. Na Feira cultural de 2012 apresentamos técnicas diversas e também releitura de artistas como Tarsila do Amaral a qual fora apresentada sua biografia e obra. Desenvolvemos o Projeto: Tarsila do Amaral, pautando suas técnicas de traçado e pintura, no intuito de agregar aos alunos possibilidades de releitura na integra e/ou criativa.




TÉCNICA DE ESTAMPARIA EM CAMISETAS.



TÉCNICA DE ESTAMPARIA

Existem muitas formas de transformar roupas que já estão ficando velhas. Além dos recortes e costura, também é possível optar por novas estampas, que dão transformam qualquer camiseta antiga. O CicloVivo separou uma dica de estampa bem simples, com giz de cera, e que pode ser feita até por crianças.
Material necessário:
- Lixa de parede (fina);
- Giz de cera colorido;
- Camiseta de cor clara;
- Ferro de passar roupas;
- Papelão.
Como fazer:
O primeiro passo para fazer esta estampa é soltar a criatividade. Aí então, o desenho será feito sobre a parte áspera da lixa. É necessário que toda a pintura seja feita em giz de cera, para que não se perca nenhum detalhe quando o desenho for transferido para a camiseta.
O ideal é que a roupa seja de cor branca ou clara, para não alterar a tonalidade das imagens. No entanto, ela não precisa ser nova. É até melhor que as camisetas sejam usadas, para que possam realmente cumprir o intuito da proposta.
Com o desenho pronto, será necessário fazer o preparo para que a estampa seja passada para a camisa. Por isso, escolha um apoio reto e rígido, onde a camiseta será esticada. Ainda será necessário cortar um quadrado do papelão, em tamanho superior ao da lixa, para ser colocado na parte interna da camiseta, impedindo que a estampa passe para a parte de trás da roupa.
Após este preparo, coloque a lixa, com o desenho para baixo, no local escolhido para a estampa e passe o ferro de passar roupas, já aquecido, sobre ela. O calor fará com que a tinta do giz passe para a camiseta, mantendo as formas previamente desenhadas.























TELHAS, CAIXAS E LATAS :TÉCNICA DE DECOUPAGE E CRAQUELÊ.




Com esta técnica obtêm-se peças com um aspecto envelhecido natural, com as peças a apresentarem rachas naturais na tinta.
Esta técnica também pode ser chamada de estalado, o segredo desta técnica está no verniz craquelé, que dependendo do fornecedor (marca) assim serão os resultados finais, resultam num estalado natural, conferindo uma imagem de envelhecido natural.
Materiais necessários para esta técnica:
  • peça de madeira
  • tinta acrílica base
  • verniz craquelé
  • tinta acrílica remate
  • pincel macio (para aplicação da tinta final)
  • Pincel
  • verniz (para finalizar)
Como fazer Craquelê
1.    Pinta-se a peça, depois de devidamente lixada, com a tinta acrílica base. Deixa-se secar. Em princípio só é necessário uma demão.
2.   Aplica-se o verniz para craquelé deixando a peça bem ensopada, tendo no entanto o cuidado de não fazer poças mas distribui-se o verniz com abundância. Deixa-se secar muito bem, tipo 1 hora ou mais. Pode sempre ajudar-se com o secador mas não chegando muito perto.
3.   Depois do verniz estar seco aplica-se a 2ª tinta com o pincel macio bem molhado e nunca voltando atrás porque nesse caso arrasta o verniz.
4.   Para acabamento da peça passa-se o verniz normal para envernizar a peça.

 Técnica de Decoupage. 

"Técnica do Guardanapo também conhecida como Decupagem (em português) ou découpage (em francês) é a arte de recortar gravuras de papel e, com elas, revestir superfícies de objetos, como madeira e metal. A técnica dá a impressão que transformamos o objeto através de uma pintura, quando, no entanto, fazemos uma espécie de colagem."


















PAINEL, TELAS E ALFABETO EM LIBRAS.








TELAS COM OS TEMAS: ABSTRATO E LIVRE.