domingo, 16 de novembro de 2008

Tudo começou assim...

Em Agosto/2008, ...
... início deste semestre, estava concluindo o curso “Língua em Libras”, ministrado pelo CAS - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez.
De praxe, todas às segundas-feiras tinham testes avaliativos, desta feita, aproveitava os intervalos das minhas aulas para estudar.



Certa vez...
Fui surpreendida por alunos curiosos que assistiam a minha leitura, questionaram o motivo de tais encenações, expliquei que se tratava de uma língua - Libras - e os gestos visualizados, eram utilizados na comunicação de surdos e ouvintes, enfim, tratava-se de sinais convencionados para digitação e/ou configuração em mãos.
Os alunos ficaram entusiasmados, comentaram o interesse em conhecer e aprender a nova língua, posterior aos questionamentos iniciais, surgiu tal pergunta:

- Tia... Por que você não ensina Libras pra nossa turma?

Acerca deste questionamento dá-se o início deste projeto.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Começando


Mais um dos dias da semana passada estava começando e entretanto, ele se fez diferente.

A rotina mudou, desde o início, quando desci do carro, tive certa dificuldade para concluir meu trajeto até a sala dos professores, os alunos me cercavam no intuito de tirar dúvidas referentes à primeira aula que eu havia ministrado no dia anterior, aula de Libras. Estavam eufóricos e ao mesmo tempo curiosos para obter o máximo de informações sobre a nova Língua.
Confesso, fiquei surpresa! O resultado obtido não estava previsto, ainda mais por se tratar de adolescentes que normalmente não se interessam facilmente por subsídios escolares e/ou pedagógicos.
Constatei naquele momento que o meu projeto, o qual já estava a trabalhar desde o início de Agosto/2008 “Língua em Libras: Um Novo Jeito de Aprender a Ler e Escrever” havia então superado todas as expectativas e que o momento exigia uma nova tomada de atitude. Então decidi estender tal projeto e, o que anteriormente se restringia apenas aos meus alunos de 4º ano do ensino fundamental, agora se estenderia a toda escola e respectivos turnos e séries.

E mais…
Este espaço, que havia destinado a revelar as pequenas, mas muito interessantes, experiências e vitórias dos meus alunos, está se iniciando com a revelação de um agradável momento.

Agora vou ter que contar tudinho!!!

Assim farei ...

... aqui!